Ensino

Aulas presenciais estão suspensas em quatro escolas municipais

Medida foi adotada pela Smed após novos casos confirmados do novo coronavírus

Jô Folha -

Às vésperas do retorno presencial obrigatório às aulas, Pelotas tem quatro escolas municipais com atividades suspensas por conta de casos confirmados de Covid-19. A partir da próxima segunda-feira, dia 8, instituições das redes públicas e privada devem retornar ao formato presencial, obrigatoriamente. Através do decreto do governo do Estado, publicado no último dia 29, os alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio voltam às salas devido à queda das taxas de contaminação e internações no Rio Grande do Sul.

O município é contemplado na R21 do Sistema 3As de Monitoramento do Estado, a qual já teve, nas duas últimas semanas, dois Avisos, visto a piora em alguns indicadores da pandemia, sendo a única região no Rio Grande do Sul, dentre as 21, a receber um Aviso ou Alerta. Esta semana, entretanto, a região de Pelotas não recebeu Aviso.

Com o aumento dos casos e internações em Pelotas, o retorno obrigatório vem gerando preocupação aos profissionais da educação. Em páginas nas redes sociais do Coletivo Uni Pelotas, diversas publicações afirmam que “a comunidade escolar tem o direito de saber a situação das escolas e decidir se leva ou não os estudantes para aula presencial”. Além desse argumento, algumas publicações informam que merendeiras da rede municipal denunciam que a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) “não está divulgando amplamente que há escolas fechadas devido à contaminação pela Covid-19 de merendeiras e demais servidores”.

A página divulgou nos últimos dias que as escolas municipais de Ensino Infantil (Emei) Machado de Assis e de Ensino Fundamental (Emef) Carlos Laquintinie estão fechadas por infecção de merendeiras, as quais teriam informado ao Coletivo. Uma das integrantes, Martha Hirsch, comenta que um grupo das profissionais do setor de alimentação escolar procuraram o Uni Pelotas para divulgação da situação. “A própria Secretaria de Educação pede que as equipes diretivas sejam discretas e não divulguem”, relata.

O que diz a prefeitura

De acordo com a Smed, quatro escolas, atualmente, estão com as aulas suspensas temporariamente por casos positivos: Emefs Carlos Laquintinie e Fernando Osório e Emeis Jacema Prestes e Lobo da Costa. Ainda conforme a pasta, desde a publicação do decreto estadual que obriga o retorno, a prefeitura está trabalhando no acompanhamento e verificação dos espaços das escolas para definir o formato adotado para atender às exigências do Estado. Novas medidas deverão ser informadas até o final desta semana.

Nas outras redes de ensino

Em relação à rede estadual de ensino, a 5ª Coordenadoria Regional da Educação (5ª CRE), que atende Pelotas, destacou que nenhuma escola do Estado está com aulas suspensas na cidade. Já quanto à rede privada, a reportagem tentou contato com o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno dos representantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração tem organização da UFPel Anterior

Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração tem organização da UFPel

O tipo ideal de salgados para cada evento Próximo

O tipo ideal de salgados para cada evento

Deixe seu comentário